A região dos Jardins é formada pelos bairros Jardim Europa, Jardim Paulista, Jardim Paulistano e Jardim América, sendo esse último o primeiro a surgir, em 1913, e o primeiro bairro da América do Sul a ter o conceito de cidade-jardim, que mesclava os conceitos urbanos com o clima verde e muito arborizado.
Trata-se de um dos bairros mais cobiçados de São Paulo, arborizado, e cercado por alguns dos melhores restaurantes e opções de lazer e comércio da cidade. Está próximo, por exemplo, à Avenida Paulista, o coração financeiro e um dos principais cartões postais da cidade.
Fundação Cásper Líbero, Fundação Getúlio Vargas, Anhembi Morumbi, Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), Estácio e FIA são algumas das instituições de ensino superior que estão localizadas na região.
Entre as escolas e colégios estão os tradicionais Dante Alighieri, Mater Dei, Winnicott, Assunção, Madre Alix e St. Paul’s School.
O Jardins é o grande polo gastronômico da cidade, com restaurantes para todos os gostos e bolsos.
As opções vão desde os tradicionais Fasano, Figueira Rubayat, Maní, Spot e Chef Rouge, passando pelas sorveterias Baccio di Latte e Cuor di Crema. Os adeptos das hamburguerias podem se deliciar no Burger Joint, Bullguer e Cabana. Já os bares G&T Gin Bar, cava Bar e O’Malley’s garantem ótimas opções de drinques. Por fim, o bairro também abriga a Carlos Bakery São Paulo, que e é a primeira unidade da doceria do chef Buddy Valastro fora dos Estados Unidos.
São inúmeras opções, seja você um fã de atividades ao ar livre, cultura, esportes ou compras.
Andar pela avenida Paulista é um programa praticamente obrigatório para os paulistanos, com suas lojas, restaurantes e grandes prédios de fachadas modernas e imponentes. Já na rua Oscar Freire estão lojas, cafés e restaurantes, que garantem um agradável passeio no final de semana.
Para as atividades ao ar livre, a pedida é o Parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Trianon, um refúgio verde em meio ao coração da cidade. O bairro também está ao lado do Parque do Ibirapuera, o maior de São Paulo.
Ainda, é possível fazer um verdadeiro roteiro cultural, já que o bairro está próximo aos museus da Imagem e do Som (MIS), da Casa Brasileira e Fundação Ema Klabin, dos teatros Augusta e Procópio Ferreira e, ainda, das galerias Romero Britto e Luisa Strina.
O Jardins tem fácil acesso a algumas das principais vias da cidade, como as avenidas Paulista, Brasil, Faria Lima, Rebouças, Brigadeiro Luís Antônio e Europa.
É no Jardins que está localizada uma das igrejas mais famosas de São Paulo e mais disputada pelos noivos, a Paróquia Nossa Senhora do Brasil.
Sucesso!