"Um ótimo programa cultural na Vila Mariana é visitar a Cinemateca Brasileira. Aliás, é o preferido de Marina, que frequenta o lugar quase toda semana. “Ter a Cinemateca Brasileira é um dos maiores privilégios do bairro! Além de bons filmes com exibição gratuita, o café é excelente e o jardim é bem charmoso para um passeio.”
A história da Cinemateca remonta à década de 1940, quando foi criado o Primeiro Clube de Cinema de São Paulo, para estudar o cinema como arte independente por meio de projeções, conferências, debates e publicações. Hoje, o lugar tem o maior acervo da América do Sul, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de um milhão de documentos relacionados ao cinema, como fotos, roteiros, cartazes e livros.
CASA MODERNISTA
A Casa Modernista da Rua Santa Cruz foi projetada pelo arquiteto ucraniano Gregori Warchavchik em 1927 e construída em 1928. É considerada a primeira obra de arquitetura moderna implantada no Brasil e teve grande influência da Semana de Arte Moderna de 1922.
Em 1984, o imóvel foi tombado, mas só 2008 passou a fazer parte do Museu da Cidade de São Paulo. Atualmente está aberta ao público de terça a domingo, com entrada gratuita.
MUSEU LASAR SEGALL
Para reunir o acervo de Lasar Segall, artista modernista brasileiro, a família fundou o Museu Lasar Segall em 1967. A casa onde está localizado é a antiga residência e ateliê do artista, projetados em 1932 por seu concunhado, o arquiteto Gregori Warchavchik.
Parte dos móveis e objetos foi criada pelo próprio Segall, como as poltronas, mesas, estantes e sofás, feito em madeira pintada com tinta preta. As luminárias e tapetes também foram desenhados pelo artista, o que torna a visita um ótimo passeio para os amantes de arquitetura e design.
MUSEU DE ARTE MODERNA (MAM)
Localizado no Parque Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna conta com um acervo de mais de 5 mil obras produzidas a partir da década de 60 e possui uma das bibliotecas mais completas especializada em artes, com cerca de 60 mil volumes. A coleção tem obras dos nomes mais representativos da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira.
A cada dois anos, o MAM realiza o Panorama da Arte Brasileira, exposição que é resultado de um mapeamento da produção contemporânea em todas as regiões do Brasil. O museu mantém ainda uma grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA (MAC)
O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo está atualmente instalado em edifício projetado por Oscar Niemeyer e seu rico acervo conta com cerca de 10 mil obras, entre elas peças de Pablo Picasso, Amedeo Modigliani, Juan Miró, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, e Lygia Clark.
MUSEU AFRO BRASIL
Com um acervo de mais de 6 mil obras e uma biblioteca com 12 mil títulos, o Museu Afro Brasil apresenta as contribuições dos afrodescendentes para a formação da identidade nacional. Localizado dentro do Parque Ibirapuera, o museu está em um edifício de 11 mil metros quadrados e expõe pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.”
Bibliografia
Quando beber lembre-se da fonte (Provérbio Chinês)
Excertos retirados do site:
https://blog.loft.com.br/vila-mariana/
(acessado em 24/05/2021 às 21h52)
Imagens:
https://www.saopauloinfoco.com.br/historia-do-parque-do-ibirapuera/
(acessado em 24/05/2021 às 21h52)
Sucesso!