Sambaqui

Sambaqui - Florianópolis

História de Sambaqui

O nome de Sambaqui vem do tupi-guarani e é uma referência aos montes de conchas encontrados na região, vestígios da ocupação humana no período pré-histórico. Os povos caçadores e coletores viviam sobre os restos dos moluscos que consumiam e ali sepultavam seus mortos, o que torna os sambaquis importantes fontes de estudos para a compreensão do modo de vida dos primeiros habitantes do litoral de Santa Catarina.

No século XVII,  a ocupação da Ilha de Santa Catarina era ainda bastante modesta. Contudo, os primeiros povoados surgiram por volta dessa época, sendo Santo Antônio de Lisboa um deles. Como consequência de suas características físicas, a localidade dividiu-se em três partes: além da vila central, existia também uma pequena vila ao norte, chamada de Sambaqui, e outra ao sul, conhecida como Cacupé.

Em 1714, o sargento-mor Manoel Manso de Avelar construiu um porto em Sambaqui para incentivar o comércio marítimo em Santo Antônio. A escolha não foi por acaso; além da excelente água potável, a posição geográfica fazia com que Sambaqui fosse protegido dos ventos que castigam a Ilha. O tempo mostrou que Avelar estava certo e a prosperidade de Santo Antônio fez com que o povoado fosse elevado à categoria de freguesia em 1750.

Já no século XIX, a intensa movimentação de mercadorias que ocorria por intermédio do porto fazia com que Santo Antônio fosse tão importante quanto a região central da Ilha. Prova disso foi a visita que o Imperador Dom Pedro II fez à freguesia. Tão ilustre presença fez com que as autoridades ''corressem contra o tempo'' para apresentar um belo recanto ao Imperador, que desembarcou em Sambaqui às nove da manhã do dia 21 de outubro de 1845.

Ao contrário da maioria dos bairros em Florianópolis, nas últimas décadas, Sambaqui não sofreu impactos relevantes causados pela expansão imobiliária e continua mantendo o seu ar pacato e charmoso de vila de pescadores. Por isso, é na beleza natural que o bairro ganha destaque.

Ao longo da orla, há diversas opções de bares e restaurantes, para todos os gostos, que oferecem aquela cervejinha gelada acompanhada por petiscos elaborados com ostras e mariscos cultivados na região.

Da praia, é possível admirar a Baía Norte, os bairros do continente e a famosa Ponte Hercílio Luz. Tudo isso regado aos dourados raios do entardecer, emoldurado pelo sol que se esconde entre a silhueta de barcos e dos morros no horizonte.

Venha viver Sambaqui!!!

Conheça Bairros pelo Brasil

CRISTO

PIRITUBA

LAGOINHA

BARRA DA TIJUCA

ALPHAVILLE DOM PEDRO

CAMPO BELO

PRAIA GRANDE

TAQUARA

SURU