Sem sombra de dúvida, Formosa é a praia central mais frequentada pelos cabedelenses e seus visitantes. Com extenso litoral de areias brancas e macias, dotada de uma beleza única, é considerada um dos refúgios da cidade. A tranquilidade do praia costuma atrair diversos turistas que nela encontram sossego pra relaxar e tomar um refrescante banho de mar. A calmaria das águas mornas e cristalinas e o fato de não ter ondas grandes, a tornam muito convidativa para mergulhos e também para passeios de caiaques, Jet Skis e pequenas embarcações que circundam na costa. Cenário perfeito para lual, ótima opção para todos os públicos, o lugar possui movimento de moradores, veranistas e pescadores, durante o ano inteiro e conta com uma infraestrutura razoável de bares e restaurantes praianos que servem petiscos e bebidas.
Localização e acesso – Para se chegar na Praia Formosa, o principal acesso é seguir a BR 230 e trafegar pela Rua João Vitaliano (Rua da Cagepa) que termina defronte ao Calçadão de Formosa.
Importante lembrar que, neste local, é proibido o estacionamento e a circulação de veículos automotores nas areias da praia. Tal infração é passiva de multa e outras penalidades.
Histórico – O nome Praia Formosa nasceu de uma inspiração do ex-presidente da Paraíba, João Pereira de Castro Pinto, um renomado político brasileiro que era um assíduo veranista daquela localidade. Numa bela tarde de verão do ano de 1904, onde também frequentavam figuras importantes da Paraíba como Camilo de Holanda, Venâncio Neiva, Tito Silva, Walfredo Leal, Augusto Gomes, Eutiquiano Barreto, Alfredo Espínola, Heráclito Siqueira, Sebastião Amaral, João Machado, dentre outros. E foi justamente ali onde numa feliz lembrança da alma sonhadora de Castro Pinto teriam batizado a praia de Formosa. Fato que foi oficializado dois anos depois. No Calçadão da Praia Formosa também se encontra outra relíquia da história religiosa da cidade: O Monumento da Santa*.
Sucesso!