A história do bairro do Gonzaga, em Santos, começou na rua Marcílio Dias onde um comerciante chamado Luiz Antonio Gonzaga tinha um bar e o local era ponto de referência para os bondes que ligavam as praias ao centro, o bar virou ponto para os passageiros e as pessoas que passavam por lá diziam: É ali perto do Gonzaga..."vou descer próximo ao Gonzaga", e assim o bairro ganhou esse nome. O bar servia também para as pessoas se abrigarem do sol ou da chuva".
Um dos mais belos bairros da Cidade, o Gonzaga é o destino de muitos que buscam um passeio agradável, é o Bairro da Praça da Independência, da Av. Dona Ana Costa, dos shopping, das galerias e dos hoteis, Gonzaga é sinônimo de lazer, compras e boa gastronimia.
Esse bairro representa o cartão-postal de Santos. Sem falar das praias. Uma paisagem que contagia quem passa pelo calçadão, com um toque histórico do bonde e da Praça das Bandeiras.
Quando as praias começam a ser frequentadas pelos moradores e turistas, os comércios e restaurantes começam a surgir. Esse é um dos motivos que o local oferece boa gastronomia e variedade no comércio, o bairro também já foi considerado uma verdadeira cinelândia, pois reunia os melhores cinemas da cidade.
Uma peculiaridade desse bairro é que quando o time do Santos ganha algum campeonato, a comemoração acontece na praça da Independência, que já virou ponto de encontro dos torcedores do peixe.
Sucesso!