O Bairro com o pôr do sol mais lindo de toda Ilha da Magia, e um bairro muito bem localizado na cidade, está entre as praias de Canasvieiras e Ponta das Canas, ocupa uma grande extensão de terras na região, e se concentra ao longo das duas principais vias:
O nome do bairro faz referência a uma pequena cachoeira(represa) em um curso de água, que nasce na encosta do principal morro da região e deságua na praia. Como a comunidade da região é consagrada ao Senhor do Bom Jesus, a localidade passou a ser chamada de Cachoeira do Bom Jesus. Contudo, a praia somente recebeu este nome na década 1960. A história do bairro da Cachoeira do Bom Jesus está diretamente relacionada com o desenvolvimento do bairro vizinho, Canasvieiras. Os primeiros registros de povoamento na região começam em 1754, com a fundação da Vila de São Francisco de Paula das Canas Vieiras por imigrantes açorianos e madeirenses. Mais tarde, em 1885, é criada a comunidade do Senhor Bom Jesus na localidade chamada de Vargem do Bom Jesus. Inicialmente, vivia-se na região da pecuária e da agricultura de subsistência, com foco na produção de cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e café. Somente mais tarde a pesca veio a se firmar como um dos pilares econômicos.
Na segunda metade do século XX, com a criação do Distrito da Cachoeira do Bom Jesus e a pavimentação da Rodovia SC-401, que liga a região central ao norte da Ilha, é que o bairro de Canasvieiras, vizinho da Cachoeira do Bom Jesus, passou a ser um dos principais destinos de veraneio, tanto da população local quanto de turistas estrangeiros, principalmente argentinos e uruguaios.
Aos poucos, a expansão do turismo na região tornou-se uma das principais fontes de renda, estimulando a construção de hotéis, pousadas, casas e apartamentos para locação, transformando a paisagem bucólica da região. Com o turismo, vieram também o desenvolvimento urbano e uma grande quantidade de pessoas de outras cidades do estado e do país, em busca de melhor qualidade de vida e de empregos.
Esse novo movimento migratório acabou por provocar um boom populacional, estimulando a ocupação desordenada, inclusive em áreas de preservação permanente e encostas, alterando as paisagens, as relações culturais e o modo de vida rural. Desde então, o bairro da Cachoeira do Bom Jesus vem expandindo continuamente.
(Fonte de pesquisa: https://guiafloripa.com.br/cidade/bairros/cachoeira-do-bom-jesus)Sucesso!