Dando continuidade ao nosso tour pela cidade de São Paulo, hoje chegamos ao bairro Alto de Pinheiros. Pertencente à subprefeitura de Pinheiros e ao distrito de Alto de Pinheiros, o bairro é reconhecido como um dos mais nobres da cidade, sendo sinônimo de qualidade de vida e de bem-estar. Por isso também, figurou, em 2018, como o 5º bairro mais caro para se comprar imóveis, segundo pesquisa da revista Exame.
Dentre suas características, destaca-se o fato de Alto de Pinheiros ser predominantemente residencial, com maior quantidade de casas do que de apartamentos. Além disso, por ter sido projetado pela mesma companhia (City of São Paulo) responsável pela criação de alguns bairros da região de Jardins, Alto de Pinheiros possui os mesmos traços urbanísticos e arquitetônicos: arquitetura de base europeia com diversas praças e jardins espalhados pelo local, sendo uma região muito arborizada.
Ademais, oferece excelente infraestrutura, localização, mobilidade e disponibilização de serviços, como escolas, restaurantes, comércio e opções de lazer.
Prepara-se e venha comigo nesse passeio pelas ruas de Alto de Pinheiros!
LOCALIZAÇÃO
Classificado como um bairro Zona A pelo CRECI-SP e localizado na zona oeste da cidade, Alto de Pinheiros possui excelente localização, estando cercado por regiões como Pinheiros, Vila Madalena, Sumaré, Vila Leopoldina e Butantã.
MOBILIDADE, SEGURANÇA E SAÚDE
Alto de Pinheiros oferece fácil acesso a várias regiões da cidade, sendo delimitado por importantes vias de acesso como a Avenida Professor Fonseca Rodrigues e a Marginal Pinheiros.
Além disso, é atendido pela estação Cidade Universitária, da CPTM, e está próximo de outras estações como a Villa-Lobos-Jaguaré e a Pinheiros. A região ainda possui pontos e linhas de ônibus, ciclofaixa de lazer, ciclovia e estações de aluguel de bicicleta.
Com relação à segurança, o bairro é atendido pelo 14ª DP de Pinheiros; e, no campo da saúde, possui clínicas e hospitais, além daquelas localizadas na região de Pinheiros.
EDUCAÇÃO
No campo da educação, o bairro possui escolas do ensino infantil ao médio, públicas e privadas, além de opções de cursos livres como dança e idiomas.
Dentre as opções de ensino básico, destaca-se o Colégio Santa Cruz. A instituição, fundada em 1952, oferece aulas do ensino infantil ao médio e infraestrutura completa, com área verde, teatro, biblioteca, centro de tecnologias, laboratório de ciências, campo de futebol, quadras poliesportivas, capela e playground.
Ademais, o bairro está localizado ao lado da USP (Universidade de São Paulo), oferecendo fácil acesso ao campus pela Ponte Cidade Universitária, que atravessa a Marginal Pinheiros.
Sucesso!