Venha Conhecer o Itaim Paulista

Vila Curuçá - São Paulo

Situado na zona leste da capital, A região do Itaim começou a receber seus primeiros moradores apenas no final do século18. Com a chegada da Ferrovia Estrada do Norte, antiga Central do Brasil, no século 19, o bairro começou a se desenvolver com as casas surgindo ao longo das margens dos trilhos. Em 1957 o Itaim Paulista ganhou sua primeira paróquia, a de João Batista.
Juntamente com o desenvolvimento econômico, o Itaim conquistou sua emancipação política. Em 1980 a região foi elevada à condição de distrito autônomo, se desmembrando de São Miguel Paulista.
No início do século passado o trabalho das olarias multiplicou-se acompanhando o desenvolvimento da cidade, que consumia cada vez mais materiais de construção, como pedregulhos e areia, extraídos do rio Tietê.
A Chácara das Flores ainda guarda as reminiscências desse tempo: são quatro hectares de terra que abrigam uma das mais antigas olarias do Itaim. Com mais de 70 anos, a antiga olaria, embora já não fabrique tijolos e telhas, continua atraindo a atenção de muitos visitantes. A Chácara, hoje, é um parque que abriga uma grande área verde.
Na região podemos encontrar muitos descendentes de outros paises e regiões do Brasil, que se mudaram para cá em busca de melhores condições de vida.  Depois dos portugueses vieram os italianos, os japoneses e os húngaros. Mais tarde, os migrantes nordestinos, hoje maioria no Itaim.
No Itaim Paulista a inspiração vem da realidade periférica, com diversos representantes dos mais variados estilos artísticos. A música tem destaque nas ruas do bairro, que conta com talentosos cantores, compositores, instrumentistas e arranjadores.
O teatro e a dança também recebem destaque. A capoeira, movimento de vanguarda difundido há mais de um século, é um dos mais praticados pelos jovens. O hip hop, que agrega os rappers, djs, b.boys, skatistas, grafiteiros e a literatura de periferia, no Itaim Paulista, tem muitos admiradores.
Nos pontos de lazer, a freqüência de público é constante, principalmente aos finais de semana. A população lota os principais equipamentos públicos: os três parques de áreas verdes (Parque Chácara das Flores, Parque Santa Amélia, Parque Chico Mendes), o Clube Escola José Ermírio de Moraes, os dois CEUs, os Centros Desportivos Comunitários (CDCs), a Casa da Cultura e belas e incontáveis praças distribuídas pelo distrito. - Regional do Itaim Paulista


NOTA
Como atuante  no mercado local, o ITAIM PAULISTA é outro dos Bairros que Amamos. Maior que muitas cidades do Estado de São Paulo em extenção territorial e populacional, com seus 411 anos (2022), tem hoje mais de 400mil habitantes (Itaim Paulista / Vila Curuçá); É um lugar com infraestrutura completa, conta com comércio misto e diversificado, forte investimento na área da contrução civil, acessos para principais rodovias e avenidas, considerado o maior dos 32 distritos da capital, faz divisa com as Cidades de Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá.
Possuí ampla diversidade cultural e devido ao forte investimento na área da construção civil, viabiliza inumeras possibilidades para quem quer adquirir imóveis na região.

Com infraestrutura de lazer, escolas, creches, supermercados, bancos, transporte público, bares e restaurantes, praças, centros culturais e clubes. Oferece ainda aos moradores uma ampla e váriada estrutura de engenharia para o transporte público local que podem ainda contar com as Estações da CPTM: Jardim Romano, Itaim Paulista e Jardim Helena/Vila Mara na extenção de sua princial avenida de acesso, a Avenida Marechal Tito
O ITAIM PAULISTA é um bairro completo e repleto de possibilidades para quem busca tranquilidade, arte cultural, novas experiêcias e sem dúvida alguma é uma excelente opção para comprar seu imóvel e viver num Bairro com infraestrutura completa.

Fontes: Prefeitura de São Paulo
Editado por: Auro Rodrigues Filho

Conheça Bairros pelo Brasil

VILA OPERARIA

BATEL

PARQUE 10 DE NOVEMBRO

NOVA PETRóPOLIS

PRAIA GRANDE

ABC CIDADE OCIDENTAL

VILA HORTOLANDIA

CENTRO

IMIGRANTE