Tristeza

Tristeza - Porto Alegre

 

Conheça Sua História:


Assim como a maior parte da Zona Sul, originalmente o bairro Tristeza caracterizava-se por ser rural e bastante tranquilo, longe da movimentação e da vida cultural do centro.

A própria origem do nome do bairro atesta isso: um dos primeiros moradores da região, José da Silva Guimarães, possuía uma chácara no que hoje é conhecida como Vila Conceição.

As características pessoais deste pioneiro, a quem atribuíam um semblante triste, acabaram por designar o nome do bairro.

O
Tristeza abrangia uma área maior do que a atual, englobando os que hoje são seus vizinhos (Vila Conceição e Vila Assunção, bem como partes de Camaquã e Pedra Redonda).

No entanto, toda essa vasta área só teve alguma movimentação maior a partir do final do século XIX, com a instalação de agricultores italianos que não haviam conseguido lotes de terra na Serra gaúcha.

A construção da  Estrada de Ferro do Riacho, com terminal na
Tristeza, a princípio serviria para transportar o lixo produzido pelo centro de Porto Alegre para os aterros da Zona Sul.

No entanto, a curiosidade da população, despertada pela presença dos trens, fez com que se desenvolvesse o uso para transporte de passageiros desta ferrovia, o que estimulou de maneira decisiva o crescimento do bairro. 

Essa facilidade de deslocamento para o
Tristeza permitiu que muitas pessoas de maior poder aquisitivo pudessem desafogar o já  populoso Centro, comprando propriedades na faixa de terra entre a ferrovia e o Rio Guaíba e instalando casas de veraneio com arquitetura em forma de chalé. 

Estimulados pela construção de uma faixa de concreto, alguns dos novos moradores passaram a não apenas veranear, mas também a morar no bairro.

Esse novo caminho para a Zona Sul de Porto Alegre proporcionou uma ligação muito forte entre a
Tristeza e o Cristal, visto que, com a construção do hipódromo do Cristal, desenvolve-se uma intensa atividade imobiliária na região. 

Dessa forma, por tabela o crescimento do Cristal impulsiona a atividade balneária tradicional do bairro
Tristeza. Seguindo essa lógica, o Clube dos Jangadeiros se consolidou como uma das maiores agremiações no ramo dos esportes aquáticos e lazer da Zona Sul. 

Atualmente, o bairro
Tristeza caracteriza-se por ser um bairro residencial.

A Avenida Wenceslau Escobar concentra boa parte do comércio e é a principal via de acesso ao bairro.


Na região da orla do Rio Guaíba, predominam casas de alto valor, enquanto na área próxima ao bairro Camaquã há edifícios de médio e pequeno porte.

Já a zona próxima ao Morro do Osso (limítrofe ao Bairro Ipanema), ainda há a sobrevivência de uma tranquilidade que foi perdida com o processo de urbanização ao longo do século XX.


Fonte: História dos Bairros de Porto Alegre
 
 

 

Conheça Bairros pelo Brasil

CONDOMíNIO CENTRAL PARQUE

RESIDENCIAL TOSI

CHáCARA SANTO ANTôNIO (ZONA SUL)

SETOR PEDRO LUDOVICO

LAGOINHA

ARMAçãO

ENSEADA

ECOVILLE

BAIRRO BELA VISTA

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.