O principal centro comercial e social do bairro é a Praça Saens Peña. Nela se encontram lojas, farmácias, bares, restaurantes, bancos, consultórios, metrô e um intenso fluxo de pessoas e ônibus. A praça Saens Peña já foi o local com o maior número de salas de cinema na cidade, superando a própria Cinelândia no centro. Ela completou 100 anos em 2011 e diversas atividades marcaram a comemoração. O nome da praça é uma homenagem a dois ex-presidentes argentinos Luis e Roque Sáenz Peña.
Outro ponto importante no bairro é a Praça Varnhagen. A praça abriga o polo gastronômico da Tijuca, um conjunto de bares e restaurantes com as mais diversas opções de diversão nos fins de semana. Além de uma praça para leitura, entre outros programas.
O bairro também possui uma das maiores florestas urbanas do mundo, a Floresta da Tijuca.
O bairro abriga educandários tradicionais da cidade, como o colégio Pedro II, que teve instalada a sua primeira unidade de externato na Tijuca em 1858; o Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro, fundado em 1880 como a então Escola Normal do Município da Corte, formando educadoras - as "normalistas"; o Colégio Militar do Rio de Janeiro - a Casa de Tomás Coelho, formando gerações de cidadãos e líderes desde 1889; o Colégio Marista São José, fundado em 1902 pelos irmãos Maristas; o Colégio Batista Shepard, fruto do idealismo de três pessoas: Dr. A. B. Deter, Sr. W. C. Canadá e Dr. John J. Watson Shepard, este que o dirigiu inicialmente, entre outros colégios e universidades.
Sucesso!