Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis

História de Santo Antônio de Lisboa

O nome de Santo Antônio de Lisboa é uma homenagem ao monge da Ordem Franciscana que nasceu em Portugal e foi canonizado pelo Papa Gregório IX. Contudo, nem sempre o bairro foi conhecido dessa forma: ao longo de sua história ele já foi chamado de Nossa Senhora das Necessidades, apenas Necessidades, Necessidades da Praia Comprida, Rerituba ou simplesmente Santo Antônio.

Santo Antônio de Lisboa é uma das freguesias mais antigas da Ilha de Santa Catarina, tendo recebido seus primeiros habitantes ainda no século XVII, quando luso-brasileiros vindos de São Francisco do Sul se instalaram na região. Entretanto, sua fundação oficial só aconteceu em 1714, quando o sargento-mor Manoel Manso de Avelar se mudou para o local com sua família e construiu um entreposto para possibilitar o comércio marítimo.

A partir de 1748, a Ilha passou a receber casais de açorianos que tinham como missão o povoamento do território. Santo Antônio foi uma das regiões que menos recebeu imigrantes, mas foi elevada à categoria de freguesia na mesma época. A Igreja de Nossa Senhora das Necessidades foi construída na década de 1750 e não demorou a se transformar na principal referência para o crescimento do povoado.

Os moradores de Santo Antônio de Lisboa construíam suas casas à mão, com pau a pique barreado. Dividiam-se entre a pesca, a criação de gado e a agricultura, produzindo gêneros alimentícios como mandioca, cana, amendoim, milho e café. Com a construção de engenhos, também passaram a produzir farinha, açúcar, melado e aguardente. Além disso, teciam suas próprias vestes com linho de algodão.

A vida cultural e social da freguesia era intensa: todos participavam de folguedos como o Boi de Mamão, a Dança da Ratoeira, o Terno de Reis e a dança do Pau de Fita. Casamentos, batizados e até mesmo novenas serviam de pretexto para grandes bailes. Mas também se envolviam profundamente com as celebrações religiosas, especialmente com a Festa do Divino Espírito Santo, a Festa da Cruz e, como não poderia deixar de ser, a Festa de Santo Antônio.

Santo Antônio de Lisboa conheceu seu apogeu no século XIX. A região norte tornou-se a grande produtora agrícola da Ilha de Santa Catarina, e o escoadouro natural dessa produção era o porto instalado na freguesia. Sua importância era tão grande que, em 1845, o imperador Dom Pedro II desembarcou em Santo Antônio para uma visita. Como símbolo de status, a primeira rua a ser calçada em Desterro foi a que se encontrava ao lado do prédio em que o imperador ficou hospedado; tanto o calçamento quanto o prédio existem até hoje.

Ao contrário da maioria dos bairros em Florianópolis, Santo Antônio de Lisboa não sofreu impactos relevantes causados pela expansão imobiliária nas últimas décadas e continua a manter o seu ar pacato e charmoso, de vila colonial. A maior parte das suas ruas são pavimentadas e no bairro não existem prédios.

Entretanto, é na beleza natural e no turismo que o bairro se destaca. Ao longo da orla, há diversas opções gastronômicas para todos os gostos. Bares e restaurantes consagrados na região com seus decks e varandas debruçados sobre a praia oferecem, além daquela cervejinha gelada ou da caipirinha feita com cachaça da região, pratos e petiscos elaborados com ostras, mariscos e diversos tipos de frutos do mar.

Venha vives Santo Antônio de Lisboa!!!

 

Conheça Bairros pelo Brasil

CONDOMíNIO EUROVILLE

CABO BRANCO

ANCHIETA

VILA VIRGíNIA

PERó

PARQUE ORESTES ÔNGARO

RESIDENCIAL MONTES CLAROS

PONTA DA BARRA

JARDIM ANA MARIA

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.