O Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, tem uma história rica e diversificada. Sua história começou com o naufrágio de Caramuru por volta de 1509, mas antes disso já era habitado pelos tupinambás1. Em 1668, ocorreu o naufrágio do Galeão Sacramento, que deu origem ao nome do bairro1. As terras a uma légua para o norte e duas léguas para o sertão do Rio Camarajipe foram doadas a Antônio de Ataíde, e assim nasceu o Rio Vermelho1. Inicialmente, a região tinha poucos habitantes, com uma paisagem de currais, armação de pesca e jesuítas1.
O mais importante evento do Rio Vermelho é a Festa de Yemanjá, que acontece todo dia dois de fevereiro1. O bairro é também um local concorrido da noite soteropolitana, com bons restaurantes, bares e as famosas baianas do acarajé1. Outro importante logradouro do bairro é o Largo da Mariquita, onde está situado o Mercado do Rio Vermelho (também conhecido como Mercado do Peixe), uma antiga e tradicional feira livre2.
O Rio Vermelho é sem dúvidas uma das opções de lazer mais queridas pelos soteropolitanos e turistas. Seja pela forma como os largos de Santana e Mariquita ficam ou pela aglomeração geradas pelo Chupito. O Rio Vermelho tem tanta opção boa que não será possível cobrir todos os cantos conhecidos do bairro3.
Sucesso!