Mooca

Mooca - São Paulo

A Mooca é um dos bairros mais tradicionais e antigos de São Paulo. A região tem características peculiares que nenhum outro distrito da cidade possui. A herança italiana é perceptível pelo sotaque e jeito de se expressar com as mãos, característica dos conterrâneos do país europeu que ainda residem no bairro. A gastronomia local também tem forte influência dos italianos e faz do bairro uma referência em massas e pizzas.
Quemnasceu ou mora no bairro carrega um orgulho imenso em ser da região. Para muitos, a Mooca é mais que um distrito da maior metrópole do país, é um estilo de vida. A sua história chega a ser confundida com a de São Paulo.
Entretanto, engana-se quem acredita que só os italianos têm influência no bairro. O nome da região tem origem indígena. Segundo historiadores, Mooca vem do Tupi Guarani e significa “Fazer Casa” - moo (fazer) e oca (casa). Os nomes de algumas ruas também remetem ao povo indígena como, por exemplo, Janguruçu, Taquari, Curupacê e Guaimbé.
No início, por volta de 1870, a região abrigava chácaras e grandes casas, sendo um dos melhores lugares para se morar. E a Mooca nunca perdeu o seu charme e glamour.
Um dos momentos históricos do bairro é a criação do Clube Paulista de Corridas de Cavalo, atualmente, conhecido como Jockey Club, em 1876. O local tinha capacidade para 1200 pessoas e movimentou o distrito até 1941, com a presença da alta sociedade do café. Uma das curiosidades do espaço de lazer é que a Marquesa de Santos era uma das animadoras das corridas de cavalo. Com a ascensão do clube, um ano depois de sua inauguração, foi criada a linha de bonde Mooca-Centro, movida a tração animal.
Ao longo dos anos, a região foi se modificando e as casas e chácaras foram dando espaço às fábricas e usinas. Em 1891, foi fundada no bairro a Companhia Antarctica Paulista, que originalmente produzia cerveja e passou a fabricar, também, refrigerantes. Com a instalação das indústrias, a Mooca ficou conhecida como um bairro fabril por muitos anos. Porém, nos dias de hoje, são poucas as empresas instaladas por ali.
Por volta de 1930, o bairro teve seu processo de urbanização iniciado. Os transportes e calçadas facilitaram a criação do Clube Crespi, origem do famoso Clube Atlético Juventus – um dos pontos turísticos da região.
Hoje, o bairro acomoda casas e edifícios, e segue em um processo de transformação imobiliária. A Mooca oferece comodidade e qualidade de vida para seus moradores.


Educação

A região possui ótimas opções de ensino, do Infantil ao Ensino Superior. É por lá que estão localizados os colégios São Judas Tadeu, Liceu Santa Cruz, Objetivo, Ouro Preto e Santa Catarina, além de universidades privadas como a Universidade São Judas, Anhembi Morumbi, UNIP (Universidade Paulista), Faculdade das Américas, Instituto Superior de Comunicação Publicitária e Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia.

  • Universidade São Judas
  • Faculdade das Américas


Gastronomia

É na Mooca que está presente o tradicional cannoli do Seu Antônio. A iguaria italiana é vendida na porta do estádio do Juventus e é produzida pelo próprio Antônio, com uma receita de mais de 50 anos. Ainda falando em doces, a famosa confeitaria Di Cunto funciona no mesmo endereço desde 1935 e conta com uma variedade de quitutes que fazem dela uma das docerias mais populares da cidade.
Outro clássico da região é a Esfiha Juventus que também está localizada no mesmo endereço desde 1967. Dizem que a tradição de saborear as esfihas do local passa de geração para geração. Um outro point da Mooca é a pizzaria São Pedro, que é um ícone do bairro há 53 anos. Ainda sobre a culinária italiana, há 35 anos o restaurante Don Carlini oferece suas receitas clássicas, como spaghetti ai gamberi à base de camarões, pimentões verdes e vermelhos puxados no alho, azeite e salsa, e o rondelle San Remo.
O que não falta na Mooca é tradicionalidade. Felipe Zanutto, chefe de cozinha e neto de italianos, fez uma minuciosa pesquisa sobre seus antepassados no Museu da Imigração, localizado na Mooca, para abrir o seu restaurante Hospedaria, no mesmo bairro. Os pratos são baseados tanto em seu estudo sobre a cultura italiana, como em sua memória afetiva.
Mas não se preocupe, há outras opções gastronômicas que podem ser experimentadas no bairro. É o caso do Avenida Bistrô e do Bravo Bistrô, que servem deliciosos pratos da culinária francesa. Mas, se a preferência for por churrasco ao estilo americano, não deixe de visitar o Cadilac BBQ. 

  • Esfiha Juventus
  • Hospedaria


Lazer

Além do tradicional Clube Atlético Juventus, a Mooca abriga diversos espaços de lazer, como o Museu da Imigração e o Teatro Arthur Azevedo, inaugurado em 1952.
Para quem gosta de revisitar o passado e lembrar da época que ouvir música ia além de apertar o play no aplicativo, vale um passeio pelo Casarão do Vinil, com mais de 700 mil discos no acervo. Já para os que apreciam arte e religião, a dica é conhecer a belíssima Paróquia São Rafael, construída em 1937.
O Parque Sabesp Mooca e a Praça Visconde de Souza Fontes são ótimas opções de lazer ao ar livre.
Outro espaço cultural para conhecer é o Nos Trilhos, uma antiga oficina onde é possível encontrar antigos trens e trilhos das ferrovias de São Paulo. Por lá, acontecem exposições, eventos e festas. Parte do valor arrecadado com os eventos é revertido para a manutenção e restauração dos trens históricos. No local, é possível ver de perto uma Maria Fumaça de 1922 que, inclusive, é uma das atrações turísticas do bairro.A Mooca ainda é palco de uma das festas mais tradicionais de São Paulo, a Festa de San Gennaro, que acontece todos os fins de semana de setembro, para celebrar o mês do padroeiro do bairro, San Gennaro. O evento possui três atividades principais: as missas, a procissão para celebrar o santo e as festas com barracas que vendem iguarias italianas nas ruas Lins e San Gennaro. 

  • Museu da Imigração
  • Praça Visconde de Souza Fontes


Localização

Localizado na zona Leste de São Paulo, o bairro tem uma localização privilegiada, com acesso fácil às principais vias da capital, como as avenidas Radial Leste, Paes de Barros, Presidente Wilson e do Estado. As ruas do Oratório e Mooca também cruzam a região.
A Mooca é vizinha dos bairros Vila Prudente, Cambuci, Sé, Ipiranga e Liberdade, todos muito próximos à região central da capital paulista.



Dicas do que fazer
Clube Atlético Juventus
Festa de San Gennaro
Museu da Imigração
Passeio de Maria Fumaça
Cannoli do Seu Antônio
Transportes

São mais de 20 linhas de ônibus que passam pela Mooca e conectam o bairro com Vila Carrão, Sapopemba, Jardim Paulista, Parque Dom Pedro, Pinheiros, entre outros. Além disso, o bairro conta com a estação de metrô Bresser-Mooca e a estação de trem, Juventus-Mooca. 


Serviços
Restaurantes
Parques
Museus
Igrejas
Mercados
Padarias
Escritórios
Farmácias
Bancos
Pet shops
Academias
Escolas
Centros de saúde
Shopping


Você Sabia?

O corredor de ônibus da avenida Paes de Barros foi um dos primeiros de São Paulo, construído nos anos 80.
 A Mooca é como se fosse uma cidade dentro de São Paulo. O bairro possui bandeira e seu próprio hino, além, claro, do tradicional time de futebol Juventus.
Por muitos anos, o bairro foi lar do famoso professor de língua portuguesa, Pasquale Cipro Neto.
Você conhece o grupo de samba Demônios da Garoa, do famoso cantor e compositor Adoniran Barbosa? O grupo musical nasceu na Mooca.
Apesar da influência italiana, o bairro também teve imigrações importantes de lituanos, iugoslavos e libaneses.

Conheça Bairros pelo Brasil

SãO MIGUEL PAULISTA

UNAMAR (TAMOIOS)

BACUTIA

JARDIM ISABEL

NAZARÉ

LUNDCéIA

PARNAMIRIM

VILA NOVA CONCEIçãO

PRAIA DO MUTá