Na chegada a Santos, Marapé é o bairro que dá as boas-vindas. É considerado um dos mais antigos e mais queridos bairros de Santos, com um forte movimento bairrista.
Há duas versões quanto a origem do nome, O historiador Francisco Martins conta em seu livro História de Santos que o termo Marapé tem origem semita e indicaria um campo ou várzea com pouca vegetação, mas a versão mais aceita é que a palavra vem do Tupi e quer dizer " Caminho do Mare ".
A história do bairro está intimamente ligada ao Bonde 37, que ganhou até música dos operários que moravam em Marapé. O bairro também conta com um monumento que está no Livro Internacional dos Recordes, o Guinness Book: a Memorial Necrópole Ecumênica, considerada o mais alto cemitério vertical do mundo, trata-se de 14 andares e mais de 14 mil lóculos, que são compartimentos semelhantes a gavetas. O local conta ainda com um belíssimo jardim e, com toda a sua beleza e estrutura, é um dos pontos turísticos do bairro.
É nesse bairro também que você tem acesso ao Morro Santa Terezinha, lugar das Mansões mais caras e elegantes da cidade, mas que só pode ser visitado com autorização de algum morador do lugar por se tratar de propriedades privadas, quem consegue subir terá uma visão privilegiada de toda Orla Santista.
Sucesso!