Leblon é um bairro nobilíssimo, endereço de parte expressiva da elite cultural, econômica e política carioca. É também o bairro que possui a maior concentração de "celebridades" por metro quadrado do Brasil.
Localiza-se entre a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Oceano Atlântico, o Morro Dois Irmãos e o Canal do Jardim de Alá. O bairro faz divisa com a Gávea, a Lagoa, Ipanema e o Vidigal., o bairro possui as estações de metrô Estação Antero de Quental e Estação Jardim de Alah.
Houve um tempo, mais ou menos nas décadas de 30, 40 e 50 do século passado, que morar no Leblon era super baratinho, porque o bairro era considerado “fim do mundo”. Neste período, a moda no Rio de Janeiro era morar nos bairros do Flamengo, Botafogo e Copacabana, e o Leblon não passava de um areal longínquo, sem qualquer infraestrutura.
A Praia do Leblon. com 1,3 km de comprimento, é continuação da Praia de Ipanema, começando no Jardim de Alá e indo até os penhascos da Av. Niemeyer. Ali existe o Mirante do Leblon (oficialmente rebatizado de Mirante Hans Stern pelo prefeito Cesar Maia), de onde se pode apreciar toda a avenida costeira (av. Delfim Moreira), as praias do Leblon e de Ipanema e a Pedra do Arpoador.
O Leblon é conhecido por ser cosmopolita e, ao mesmo tempo, extremamente bairrista, com sua vida noturna agitada com muitos bares, restaurantes, boates e livrarias 24 horas.