O bairro da Penha é um dos mais tradicionais e antigos da cidade de São Paulo. O dia 8 de setembro desse ano marcou seu aniversário de 342 anos de vida. Mas por que ele é tão importante assim?
O bairro da zona leste foi fundado provavelmente entre 1667 e 1668 nas terras dos padres e irmãos Jacinto e Mateus Nunes Siqueira. Havia em sua fazenda uma igreja de Nossa Senhora da Penha (no lugar em que hoje fica o santuário de Nossa Senhora da Penha de França) e ao redor dela surgiu o povoado
A Penha é um dos poucos lugares da cidade que mostra a transformação social, política e econômica que São Paulo passou em toda sua história. A região viveu de tudo um pouco: da subsistência agrícola à industrialização. O lugar sempre foi isolado e tinha, como poucos, um aspecto mais independente da metrópole, o que o tornou um bairro logo que a cidade de São Paulo começou a crescer. A Penha conta, hoje, com aproximadamente 470 mil habitantes e, no começo de sua história, foi concebida como uma pequena cidade, já que possuía uma localização geográfica vantajosa em uma colina cercada de rios.
Sucesso!