O Itacorubi localiza-se na região central da Ilha de Santa Catarina, ao longo do caminho que vai para a Lagoa da Conceição e as praias do leste. Possui boa infraestrutura, uma vez que vários órgãos do poder público do Estado, em sua maioria ligados aos setores agropecuário e industrial, estão concentrados no bairro.
Destacam-se, entre as instâncias responsáveis pela gestão agropecuária, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), a Secretaria de Estado da Agricultura e desenvolvimento Rural (Seagri), a Associação Catarinense de Criadores de Bovinos (ACCB) e o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC).
Já entre as repartições relacionadas à indústria estão o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de Santa Catarina (Senai) e a Federação das Indústrias do estado de Santa Catarina (Fiesc). Também podemos encontrar o Instituto Geral de Perícias (IGP), o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e as Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc).
Além da presença dos servidores públicos que ali trabalham, o Itacorubi se caracteriza pela intensa circulação de universitários. Isso porque se situam no bairro o principal campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), o Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), as Faculdades Assesc e a Unica.
Outra característica importante do Itacorubi é abrigar dois dos principais hospitais especializados de Florianópolis. De um lado, as margens da Rodovia SC-404 está o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), referência na prevenção e no tratamento de pacientes com câncer. Do outro lado, às margens da Rodovia SC-401, está o SOS Cárdio, especializado no diagnóstico e tratamento de doenças do coração.
Nesta mesma região está outro centro de excelência e referência mundial no fomento à tecnologia. O Parque Tecnológico Alfa, por meio do Centro para Laboração de Tecnologias Inovadoras (Celta), abriga as várias empresas de ponta no desenvolvimento de software e hardware. No prédio principal, funciona a incubadora de empresas do estado e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação no Estado de Santa Catarina (Fapesc). Os diversos prédios do complexo abrigam dezenas de empresas com base tecnológica, além de uma unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Tamanho conjunto de órgãos e empresas pode fazer qualquer um imaginar o bairro como um lugar cinza, completamente urbanizado. Contudo, a maior parte dele é composta pelo manguezal do Itacorubi, considerado o maior mangue situado em perímetro urbano do mundo. Além das belezas naturais, este importante ecossistema é chamado de berçário do mar, pois é nele que as espécies marinhas procuram abrigo para a procriação.
Nessa região do bairro também está localizado o Cemitério Municipal São Francisco de Assis, mais conhecido como Cemitério do Itacorubi ou, pelos mais antigos, como Cemitério das Três Pontes.
Sucesso!