Irjá: Mobilidade e lazer.

Irajá - Rio de Janeiro

Irajá é um bairro de classe média do Rio de Janeiro, no Brasil. O bairro é cortado pela avenida Brasil. Atualmente, é um bairro de porte médio, com pouco mais de 100 000 habitantes.

História

O significado da palavra "irajá", segundo Teodoro Fernandes Sampaio, é "o mel brota".
A região de Irajá, como quase todo o território do município do Rio de Janeiro, era habitada pelos índios tupinambás. Nos registros históricos disponíveis, no entanto, não há citação, da existência de aldeia ou tribo indígena com a denominação de ira-ia-já, maduriá ou vocábulo que possa ser a eles semelhantes, tendo Teodoro Fernandes Sampaio se referido ao vocábulo "irajá" e à "abelha maduriá" tendo como base a etimologia do nome de uma localidade homônima no sul do Brasil.

"Irajá" não é o nome original da região. A região entre os deságues dos rios atualmente chamados Irajá e Meriti era chamada, pelos nativos, de Mby-ry-ty, que permanece hoje como Meriti num rio, numa cidade e numa avenida da região. O nome Irajá (ira-ia-já) - "Lugar que dá (faz) mel" teve origem com os índios que ali foram empregados no trabalho dos engenhos de açúcar que, desconhecendo o produto, atribuíam ser semelhante a mel por ser coisa doce. Os primeiros colonos da região, como na antiga cidade de São Paulo, no seu coloquial usavam a "língua geral" compilada pelos jesuítas, motivo pelo qual o nome tornou-se usual.

Durante o século XVII, Irajá foi um centro de abastecimento importante de alimentos e de material de construção. O que pode ser considerado como tradição do mercado local por ele ter abrigado, por vários anos, a fábrica de cimento branco Irajazinho e a 
Central de Abastecimento do Rio de Janeiro, importante ponto de venda de gêneros alimentícios. Em 1775, havia treze engenhos na região, todos com mão de obra escrava. Como outras sesmarias, a de Irajá foi desmembrada, moldando o mapa da cidade que hoje conhecemos. Atualmente, o bairro é, essencialmente, um bairro residencial. 

Cultura

  • Academia Irajaense de Letras e Artes [AILA] - Presidente Fundador Agostinho Rodrigues/RJ
  • Boêmios de Irajá
  • Biblioteca Popular de Irajá - João do Rio, avenida Monsenhor Félix, 512
  • Clube do Del Rey, na área residencial próxima à avenida Brasil
  • Corações Unidos do Amarelinho
  • Irajá Atlético Clube
  • Via Brasil Shopping, inaugurado em 27 de abril de 2011

Este centro de compras, lazer e entretenimento está localizado no Trevo das Margaridas. O shopping foi desenvolvido estrategicamente entre duas principais vias de acesso à cidade do Rio – Avenida Brasil e Rodovia Presidente Dutra – e possui sob sua área de influência uma população de cerca de 1 milhão de habitantes.

Transportes

Pode-se chegar ao bairro através do metrô (linha dois), na avenida Pastor Martin Luther King Jr. A estação de Irajá, aberta em 1883 pela E. F. Rio D’Ouro, era situada onde hoje fica a estação de metrô com o mesmo nome. No período entre essas estações, chegou a ser construído no local um prédio que durou por vários anos.

Inaugurada em setembro de 1998, com o processo de expansão do metrô para a baixada Fluminense, a estação Irajá foi construída no encontro das avenidas Pastor Martin Luter King Jr. e Monsenhor Félix, as mais importantes do bairro. É apontada como a futura estação de integração entre as Linhas dois e seis do metrô.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Irajá na Cidade RJ

Conheça Bairros pelo Brasil

CIDADE JARDIM

ESTORIL

SUMARé

BOTAFOGO

JARDIM MORUMBI

PEDREIRA

CONDOMíNIO VILLAGE MOUNTANNéE

BROOKLIN

ZONA RURAL