Localizado na Zona Sul, o Itaim Bibi é um dos bairros mais nobres de São Paulo e onde é possível encontrar agito e tranquilidade no mesmo local. A região combina prédios residenciais com belos empreendimentos comerciais, com projetos arquitetônicos inovadores, como é o caso do Edifício Pátio Victor Malzoni, que conta com amplo vão e lindo jardim.
Assim como outros bairros da capital, a origem do nome Itaim Bibi vem do tupi-guarani, uma vez que os índios chamavam a região de Chácara Itahy, que significa “pedra pequena”. Já Bibi era como as funcionárias da família Couto de Magalhães – donos das terras que formavam o Itaim Bibi, chamavam Leopoldo Couto de Magalhães Júnior. Além disso, para diferenciar a região de outro distrito que tem nome semelhante, o Itaim Paulista, os moradores da época referiam-se ao local como “terrenos do Bibi”.
A urbanização teve início em meados de 1920, quando os Couto de Magalhães começaram a vender lotes de seus terrenos para os italianos que migravam do Bexiga e Bela Vista para o bairro. Em suas chácaras, os imigrantes do país europeu vendiam verduras e legumes para as regiões vizinhas. A partir de 1970, com o surgimento de grandes vias, a região se transformou.
Para quem busca comodidade, morar próximo ao trabalho e ainda estar perto do agito noturno, o Itaim Bibi é o bairro perfeito, no coração do polo financeiro mais importante de São Paulo.
O bairro conta com ótimas opções de ensino, como os colégios Pueri Domus e Domus Sapientiae e as escolas Meu Castelinho Baby e Gracinha - Nossa Senhora das Graças. Além disso, o Itaim Bibi possui escolas públicas: Escola Estadual Professora Ludovina Credidio Peixoto e E.E. Aristides de Castro.
Próximo ao bairro, há também as faculdades Insper, FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).
Restaurantes e bares não faltam no Itaim Bibi. Para começar, é lá que está localizado o mercado italiano Eataly, o primeiro da franquia na América Latina. No local, você poderá encontrar produtos selecionados vindos direto da Itália e de outros polos da Europa, como queijos, vinhos, massas, temperos, entre outros. Além disso, o local possui três tipos de restaurantes: carne, peixe e massa, bem como um bar no último piso.
A região também abriga outras casas famosas, como Cantaloup, La Tambouille e Nino Cucina. Já os fãs de um bom hamburguer vão poder se deliciar no Cabana Burger ou nos tradicionais New Dog e Joakin´s. Para os que não abrem mão de churrasco, é no Itaim Bibi que se encontra a churrascaria Barbacoa. Após a refeição, nada melhor do que dar uma passadinha nas sorveterias Vipiteno Gelato & Caffé e Cuordicrema.
Para aproveitar a noite, as opções são os bares Trabuca Bar, Tatu Bola, Santo Cupido, Bar do Juarez e Eu, Tu, Eles.
Na região, você encontrará parques, shoppings e museus. Para um passeio ao ar livre, vá até o Parque do Povo. Por ali, você poderá fazer caminhadas, corridas ou pedalar pelas alamedas arborizadas. O Parque do Ibirapuera também está próximo do bairro.
Para os que gostam de exposições de arte, vale a pena conferir o Museu da Casa Brasileira e o Artes no Heras, espaço cultural voltado para a exposição de trabalhos de alunos de arquitetura, design e arte. Os amantes de compras também podem ficar tranquilos. Afinal, é no Itaim Bibi que estão os shoppings Iguatemi e JK Iguatemi.
O agito da vida noturna fica por conta das baladas Café de La Musique e Azúcar Club Cubano.
Para os que gostam de apreciar a paisagem da capital, vale um passeio de bicicleta na ciclovia da Avenida Faria Lima.
O Itaim Bibi tem uma localização privilegiada, com fácil acesso à Marginal Pinheiros, por meio das avenidas Faria Lima, Cidade Jardim, Juscelino Kubitschek e Rebouças, principais vias da região. Também está próximo às avenidas Santo Amaro, Nações Unidas e dos Bandeirantes. O bairro é vizinho do Ibirapuera, Vila Olímpia e Pinheiros.
Por abrigar importantes vias de São Paulo, o Itaim Bibi conta com inúmeras linhas de ônibus, que levam moradores e visitantes aos quatro cantos da capital paulista, como Pirituba, Pinheiros, Vila Mariana, Terminal Capelinha, Jardim Ângela, entre outros. Além disso, a região conta ainda com as estações de trem Vila Olímpia e Cidade Jardim.
- O Itaim Bibi abriga o shopping mais antigo da cidade e da América Latina, o Shopping Iguatemi, inaugurado em 1966.
- É no Itaim Bibi que está localizada a Casa Bola, projeto idealizado pelo arquiteto paulistano Eduardo Longo, na década de 1970. As paredes perpendiculares dão espaço para formas esféricas feitas de alumínio e isopor. Para Longo, o estilo minimalista e o formato circular ajudariam a manter um baixo custo de produção.
Sucesso!