ILHA BELA: VOCÊ NÃO SAIRÁ DE LÁ SEM SE APAIXONAR!

Ilha Bela - Ilhabela

Pedacinho especial do Litoral Norte paulista, Ilhabela exibe um território forrado de Mata Atlântica preservada, cachoeiras vistosas, praias de água clarinha e um centrinho charmoso com pousadas e restaurantes. A ilha é dividida entre a região ao norte da balsa, que concentra a área mais urbanizada e possui uma variedade mais democrática de hospedagens, e ao sul, onde estão as pousadas e hotéis pé na areia mais sofisticados. Você também pode se hospedar em pousadinhas simples, mas confortáveis, nas praias de mar aberto – mas aí fica mais longe do centrinho para passear de noite.

 

É principalmente entre as praias do Perequê e Santa Tereza, o trecho mais movimentado de Ilhabela, que se concentra a cena gastronômica da cidade, com uma boa seleção de quiosques, food trucks, bares, cafés e restaurantes. Há também os beach clubs, que oferecem a opção de passar o dia na areia pagando uma consumação de quitutes e drinks, e os restaurantes dos hotéis chiquetosos do sul da ilha.

Para o tradicional quiosque de praia, com peixes e frutos do mar, vá ao Prainha do Julião Bar & Restaurante. Se quiser uma comida caseira com ótimo custo-benefício, uma boa opção é o Restaurante Pimenta de Cheiro. O Marakuthai, da chef Renata Vanzetto, vale a fama que tem, e o All Mirante Bar e Restaurante esbanja uma das vistas para o mar mais bonitas da ilha. Em Castelhanos, não perca o Quiosque do Alemão.

 

O QUE FAZER

Ilhabela é o reduto de praias gostosas, cachoeiras exuberantes e um casario histórico que complementa muito bem sua paisagem. Dá para fazer um passeio diferente por dia.

Praias: Distribuídas entre 130 km de costa, as 42 faixas de areia fazem a população crescer em até cinco vezes durante a alta temporada. Uma única estrada faz a ligação dos dois extremos da ilha: de ponta a ponta, o percurso leva pouco mais de uma hora, passando por orlas agitadas e vários trechos desertos. No sul, vale visitar as praias da Feiticeira, Julião, Curral e Veloso. No norte, a praia da Armação e do Jabaquara são imperdíveis. Claro, você também não pode deixar de ir até Castelhanos e Bonete, que valem o esforço de chegar. Veja aqui as 13 praias de Ilhabela que você precisa conhecer nas próximas férias.

Centro Histórico: Erguido ao redor da Igreja Matriz de Ilhabela, o centrinho da ilha nasceu após o senhor de engenho Julião de Moura Negrão exigir a separação de São Sebastião para virar um município independente no começo do século 19. Hoje há ali o marco zero da cidade e outras construções originais da época, que abrigam lojinhas, sorveterias e restaurantes com mesas na calçada.

Cachoeiras: Com 360 quedas d’água, corredeiras, poços e nascentes registradas, Ilhabela é considerada a ilha brasileira com maior número de cachoeiras no Brasil (tá aí o porquê de tantos borrachudos!), com cerca de 30 delas abertas ao público para banho. Algumas são de fácil acesso e possuem trilhas leves, já outras têm percursos mais aventureiros. Não deixe de visitar a do Paquetá, a Três Tombos e a da Toca.

Conheça Bairros pelo Brasil

SANTANA

CENTRO

SãO MATEUS

CRISTO

CENTRO

CAPãO DA IMBUIA

BOA VISTA I

GUILHERMINA

BOM SUCESSO