Gutierrez

Gutierrez - Belo Horizonte

Tido como a menina dos olhos da região Oeste de Belo Horizonte, o bairro Gutierrez carrega no próprio nome um pouco da história da construção da capital. Assim passou a ser chamado em função de uma família que, mais tarde, seria conhecida como uma das mais tradicionais do Estado. 

Tudo começou no final do século XIX, quando o empreiteiro espanhol Leonardo Gutierrez chegou em Minas Gerais para auxiliar nas construções das terras belo-horizontinas e, aqui, abrir espaço para que a família deixasse um vasto legado. 
 
A principal praça do bairro carrega o nome do espanhol que contribuiu, inclusive, para a construção do Palácio da Liberdade. Com tanta riqueza patrimonial, não é de se estranhar que o bairro seja tão tradicional como a família que lhe fundou. A região que um dia já foi uma fazenda teve os primeiros loteamentos aprovados ao final da década de 1920, mas o crescimento começou a ser visto entre as décadas de 60 e 70. Naquela época, o bairro era predominado por áreas verdes, casas e prédios de pequeno porte. 
 
Hoje, com uma área de aproximadamente 118 hectares, o bairro tem uma população estimada de 17 mil habitantes e vive uma mudança de perfil. Tão valorizado como os bairros da região Centro-Sul, o Gutierrez tornou-se um grande atrativo para empreiteiros e construtoras. 
 
“Os prédios antigos estão se renovando e dando espaço para edificações mais altas e mais modernas. O bairro tem poucos bens tombados, o que acaba dando espaço para novas construções”, avalia Jorge Carlos Borges de Souza, presidente do Conselho Empresarial de Cultura da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas) e morador do bairro há mais de 20 anos. 
 
Investimento
 
Levantamento recente feito pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis, vinculado à Universidade Federal de Minas Gerais (Ipead/UFMG), demonstra porque o interesse dos investidores se justifica. Os preços médios de apartamentos de quatro quartos na região, considerada área de luxo na pesquisa, podem variar de R$ 420 mil a R$ 3 milhões. 
 
“É muito difícil encontrar lotes vagos por aqui, quase não existem mais. Mas as construtoras estão atentas a imóveis mais antigos em prédios pequenos. O valor é alto, mas vale a pena. O bairro ainda tem muito potencial para crescer e a localização é excelente”, pontua Borges. Atualmente, ainda de acordo com o levantamento do Ipead, o bairro tem 111 apartamentos à venda, o que representa 5,4% de toda a oferta de Belo Horizonte. 

O bairro Gutierrez é um bairro de classe média alta, localizado na região oeste de Belo Horizonte. Com cerca de 20 mil moradores, surgiu nos primeiros anos da capital mineira e antigamente era composto por várias chácaras e fazendas de família tradicionais, que contribuíram de várias maneiras para o desenvolvimento da cidade.

Hoje, é um local sofisticado, residencial e com vários imoveis de luxo. Oferece ótima qualidade de vida para seus moradores, pois é considerado um bairro muito seguro e tranquilo. Justamente por causa dessa tranquilidade, o Gutierrez possui um clima mais interiorano, embora esteja situado em Belo Horizonte.

Além disso, é um bairro muito arborizado, com clima agradável e menos poluição. Ainda que seja uma região residencial, o Gutierrez oferece facilidades para seus moradores, que conseguem encontrar tudo que é necessário bem perto de casa.

Quem busca tranquilidade, segurança, bons comércios, lazer e uma ótima qualidade de vida, normalmente se encontra em casa no bairro Gutierrez. Veja algumas outras características desse lugar tão tradicional:
 

O que o bairro oferece aos moradores?

Para quem tem filhos pequenos ou adolescentes e gostaria de colocá-los em instituições de ensino de qualidade e perto de casa, há boas opções: para os pequenos, as escolas Bilboquê, Mundo Feliz e Regina Pacis. Outra opção é o Coleguium, referência em Ensino Fundamental e Médio.

No bairro Gutierrez, é fácil encontrar vários estabelecimentos que oferecem serviços básicos. São três opções de supermercados: Super Nosso, Supermercados BH e Carrefour. O bairro também possui uma drogaria Araújo 24 horas, Lojas Americanas, Subway, Burger King e uma loja da já tradicional confeitaria Boca do Forno.

O Hospital Madre Teresa também está localizado ali e, além de ser muito conceituado, atende a vários convênios. Se o assunto é transporte público, o bairro também possui boas opções de ônibus que circulam pelas diversas regiões da capital mineira.

Quais as opções de lazer e de vida noturna?

Para quem busca lazer e vida noturna, o Gutierrez também oferece boas opções — além de estar localizado próximo a outros bairros famosos por sua boemia, como a Savassi e o Santo Agostinho. Alguns dos bares mais famosos do Gutierrez são o Ali Ba Bar e o James Joyce BH. Outras opções de restaurantes são o Sam’s Burguer — especializado em hambúrguer artesanal —, a Pomodori Pizza e o Adega do Sul, famosa churrascaria. 

Outras opções de lazer são os clubes Barroca Tênis Clube e Circuito Militar. O Batalhão do Exército está localizado no Gutierrez e é um dos seus principais pontos turísticos. A praça Leonardo Gutierrez, sua praça mais famosa, é outro ponto turístico do bairro.
 

O bairro Gutierrez é bem localizado?

Além de todos esses serviços, comodidades e atrações de lazer, outra vantagem do bairro é sua localização. As principais avenidas da cidade, como a Raja Gabaglia, a Contorno e a Amazonas passam por ali, ou bem próximo. Além disso, o Gutierrez fica ao lado de outros bairros tradicionais de Belo Horizonte, como o Prado, o Luxemburgo e o Cidade Jardim.

Resumindo: se você quer os benefícios da cidade grande como uma atmosfera de interior, quer uma boa dose de vida noturna num bairro residencial, além de conforto e qualidade de vida, o bairro Gutierrez é o ideal pra você!

Gostou de conhecer esse bairro tão tradicional da capital mineira? Que tal agora dar uma olhada nas 6 vantagens de comprar imóvel com área de lazer completa e ver que dá pra ter conforto dentro e fora de casa?

Conheça Bairros pelo Brasil

ANDYARA

BARRA SUL

ITAQUERA

18 DO FORTE

CONDOMíNIO CENTRAL PARQUE

VILA MARIANA

AGRONôMICA

ÁGUA BRANCA