Curicica do Rio de Janeiro

Curicica - Rio de Janeiro

Corruptela de YA-CURY-YCICA, “A Árvore que Baba”, da família das palmáceas, o nome Curicica designou antiga estrada de Jacarepaguá que dava acesso a baixada fronteiriça ao Morro Dois Irmãos, pela estrada de Guaratiba (atual Estrada dos Bandeirantes).

Existe uma referência à região atual de Curicica num requerimento feito por Gonçalo Correia de Sá por volta do ano de 1622 à Francisco Fajardo, o então governador do Rio de Janeiro. Nela é possível ler o trecho: "(...) começando do dito rio onde fabrica o engenho o que houver de terra até a serra da Curicica, que são dois morros divididos em cima um do outro (...)".Acredita-se que esta é uma referência ao Morro Dois Irmãos.

A área é remanescente de antigos engenhos de cana-de-açúcar, cuja urbanização se deu em 1957, com a implantação do grande loteamento Parque Curicica, de propriedade da Companhia Imobiliária Curicica Limitada, situado entre as estradas dos Bandeirantes, do Calmette, da Curicica, Rua André Rocha e o Rio Guerenguê.

O topônimo Jacarepaguá deriva-se de três palavras do tupi-guarani: yakare (jacaré), upa (lagoa) e guá (baixa) - “a baixa lagoa dos jacarés”. Na época do descobrimento e da colonização, as lagoas da Baixada de Jacarepaguá eram repletas de jacarés, daí o nome.

O bairro se notabiliza pela instalação da cidade cenográfica da Central Globo de Produção, da Rede Globo, conhecida como Projac.

Conheça Bairros pelo Brasil

CENTRO

PARK GRAN RESERVE

CIDADE PATRIARCA

CONDOMíNIO JARDIM MANTOVA

JARDIM CALIFÓRNIA

ELDORADO

BOTAFOGO

ACLIMAçãO

JUVEVê