Copacabana bairro tão cantado em verso e prosa, merce toda fama a ele atribuida. A "Princesinha do Mar" apelido imortalizado em canção por Braguinha, ainda em 1946, e depois cantado por Tom Jobim e outros, retrata a beleza deste bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro e o sentimento de viver perto de tanta beleza natural:
" Pelas manhãs tu és a vida a cantar
E a tardinha o sol poente
Deixa sempre uma saudade na gente..."
Ao longo dos anos a "Princesinha" ficou ainda mais bonita, e seu mar azul, tornou-se palco de uma das maiores festas de final de ano, o Reveillon de Copacabana e conhecido em todo Brasil e mundo. Na Av. Atlântica, uma das mais belas calçadas de bairro, desenho das ondas em curvas representam o mar, que apesar de existir em outros lugares, em Copacabana é como se fosse única, uma marca registrada, com 4,5 km de extensão, nela em todos os dias e a qualquer hora sempre há alguém caminhando, correndo, utilizando a infraestrutura completa com quiosques excelente estrutura subterrânea de cozinha, restaurantes ou pedalando pela ciclovia.
O patrulhamento garante a segurança. Durante a noite toda a orla está iluminada, vários estabelecimentos permanecem abertos até altas horas o que faz a alegria de muita gente.
Em Copacabana encontra-se diversas opções de comércios, serviços, muitas opções de gastronomia, cultura, lazer, e diversão; É possível resolver tudo a pé, sem a necessidade de tirar o carro da garagem. O bairro faz divisa com os bairros de Ipanema, Leme, Botafogo, Lagoa, Humaitá, fácil acesso ao Centro do Rio de Janeiro, a diferentes regiões cariocas.
Sucesso!