Centro
É onde tudo acontece!
O Centro, concentra a base da economia do município. Com seus edifícios imponentes, restaurantes, lojas, shoppings, calçadão e muito mais. Sua orla de 6,8 km de extensão é muito utilizada para caminhadas ou para encontros agradáveis nos quiosques, bares e restaurantes da Avenida Atlântica (beira-mar).
A praia Central, de águas calmas, é disputada por turistas de todas as partes do país e exterior para usufruir do prazer único do mar. Suas areias também servem para as atividades esportivas após às 18 horas. E mais: a 600 metros da orla está a Ilha das Cabras, um dos cartões postais do município.
O bairro iniciou-se com as construções das primeiras casas de veraneio e com a construção do primeiro hotel (de madeira), que foi na Av. Baturité Campos (hoje Calçadão da Central). Depois, a construção do primeiro hotel (em alvenaria) na Av. Atlântica com Rua 1800 e a construção do primeiro hotel com banheiro nos quartos – que era um luxo para a época – também na Avenida Atlântica. Além de uma das maiores inovações arquitetônicas: a construção de um hotel redondo no lado norte da praia. O bairro compreende as Avenidas do Estado, Atlântica, Brasil, Central, 3a e 4a avenidas, e as ruas são identificadas por números, sendo pares do lado direito da Avenida Central, e ímpares do lado esquerdo.
A partir nos anos 1920, moradores de cidades vizinhas como Itajaí e Blumenau, principalmente de origem alemã, começaram a frequentar a praia com assiduidade, o que demandou a construção dos primeiros hotéis.
Inaugurado em 1928 pelo proprietário Jacob Schmitt, o Strand Hotel, ou “Hotel do Jacó”, foi a primeira hospedaria da Praia de Camboriú e estava localizado na Avenida Atlântica esquina com a Avenida Central. Em 1934, foi construído um novo empreendimento hoteleiro neste mesmo local, o Hotel Miramar, que está em funcionamento até hoje, porém com uma arquitetura contemporânea.
Neste mesmo ano, também foi inaugurada a primeira construção de alvenaria da cidade, o Balneário Hotel, situado na Avenida Atlântica esquina com a Rua 1800, o qual foi demolido em 1997. Aos poucos, a rede hoteleira foi aumentando com o Hotel Silva, de Bruno Silva; a Pensão Alice, de Alice Schreep; o Praia Hotel, de Inêz Schmidt Hartig; o Hotel, Sorveteria e Restaurante Benthien, de Paulo Benthien, entre outros.¹Pelos sobrenomes destes empreendedores pioneiros podemos perceber que são de origem germânica.
Sucesso!