Castanheira, Bairro do Belém

Castanheira - Belém

Castanheira é um dos mais jovens de Belém. É a entrada e a saída da capital pela rodovia BR-316. É uma área marcada por trânsito intenso e comércio funcionando quase que permanentemente. Ainda assim, um território de perfil socioeconômico misto, pendendo para uma população mais pobre. É o bairro marcado por uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer, um dos mais conceituados do país.

O nome bairro é uma lembrança de uma grande castanheira que existia na BR-316, numa área conhecida como "curva da castanheira". Era em frente ao Seminário Teológico Batista Equatorial. A árvore podia ser vista por quem passava de trem pela Estrada de Ferro de Bragança. Era um trecho de trânsito muito perigoso. Muitas pessoas morreram por lá, em meados da década de 1970.

A árvore, no entanto, ficou no passado. O turismólogo Adrielson Furtado relata que a castanheira escapou de ser cortada, graças à resistência do STBE. Havia até um imaginário sobre a árvore, conta: uma vez, uma mulher estava esperando um ônibus quando um ouriço do vegetal caiu na cabeça dela. Ela morreu. Nunca mais houve frutos. Se a castanheira lamentou o homicídio culposo, é algo para ficar no folclore do bairro.

Por conta da vibração do solo e poluição, além da falta de manutenção, a castanheira acabou morrendo. Mas a memória ficou e serviu de inspiração para o nome do segundo shopping center de Belém. Por sinal, lembra Adrielson, o shopping fez uma homenagem à memória da icônica árvore do bairro em 2011 na capa de uma agenda comemorativa. E assim a árvore também batizou o bairro como um todo.

Conheça Bairros pelo Brasil

JARDIM HELENA

BOA VISTA I

GUARATUBA

VILA EMA

ONDINA

GRAVATá

ARICANDUVA

CAMPECHE

ALTIPLANO CABO BRANCO