Água Santa de Nova Iguaçu

Água Santa - Rio de Janeiro

O nome do bairro Água Santa tem sua origem a partir da descoberta no ano de 1888 da segunda fonte hidromineral do estado do Rio de Janeiro.

Domingos Camões, responsável pela descoberta, era um escravo recém alforriado que a partir de 1909 iniciou o engarrafamento desta água, feito artesanalmente e utilizando embalagens de vinho de 5 litros. Essas garrafas eram transportadas em lombo de burros e entregues de porta em porta aos moradores da região.

Aos poucos essa fonte d’água conhecida nos arredores como “Água Santa” passa a designar o próprio nome do bairro: Água Santa.

Em 1914, surgiu a empresa de Águas Santa Cruz Ltda., que se mantém até os dias atuais, no bairro Água Santa, que perpetua o nome da fonte.

Segundo o Decreto N° 5.280 de 23 de Agosto de 1985 e publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro – Municipalidades de 25 de agosto de 1985, o bairro limita-se do: "entroncamento da Rua Borja Reis com a Rua Paraná, seguindo por esta (excluída) até a Rua Fontoura Chaves; por esta (incluída) até a Rua Torres de Oliveira; por esta (excluída) até o seu final; daí, subindo pela vertente em direção sudoeste, até o ponto culminante do Morro do Careca (cota 334m); deste ponto, descendo e subindo a vertente da Serra dos Pretos Forros em direção sudeste, passando pelo entroncamento da Estrada da Covanca (excluída) com a Estrada Paulo de Medeiros (incluída) (cota 233m), até o ponto de cota 402m; deste ponto, pela cumeada, em direção leste passando pelos pontos de cota 393m, 463m, 467m, 446m, 456m e 434m, até o ponto de cota 413m; deste ponto, descendo a vertente em linha reta, até o final da Rua Dois de Fevereiro; por esta (incluída) ate a Rua Borja Reis; por esta (incluída) ao ponto de partida."

Conheça Bairros pelo Brasil

CONDá

HELIOPOLIS

SURU

MEIA-PRAIA

VERA CRUZ

JARDIM DOS PINHEIROS

CONDOMíNIO PORTO ATIBAIA

MOINHOS DE VENTO