Ocian, Ocean, Ocêanica... Vamos iniciar esta matéria primeiramente resolvendo de vez essa dúvida.
O nome correto do bairro é Cidade Ocian, pois Ocian é uma sigla: Organização Construtora e Incorporadora Andraus. Ela foi a responsável pela construção, na década de 1950, de um conjunto com 22 prédios que deram origem ao bairro. As icônicas construções foram inaugurados em 1956, portanto, 11 anos antes da emancipação político-administrativa de Praia Grande, que ocorreu em janeiro de 1967. O bairro chegou a ser considerado o primeiro núcleo habitacional planejado do país. A construção do conjunto de 1.350 apartamentos acabou por fomentar o comércio do local e atraiu turistas e moradores.
Ficou curioso para conhecer os tais prédios? Eles ficam bem no coração do bairro, na avenida Dom Pedro II.
O Espaço Kids da Cidade Ocian, equipamento dedicado ao entretenimento dos pequenos e com fachada temática, por lá se inspira no próprio mar e tem formato de conchas. Já a Boutique do Peixe, também localizada no calçadão, é uma atração a parte. Em formato de barquinho pesqueiro, a construção fica em meio a espelhos d’água, que dão a nítida impressão que você está entrando em uma embarcação de verdade.
Um dos pontos de referência de Praia Grande também tem como endereço o calçadão da orla da Cidade Ocian: a estátua de Netuno. Construída em bronze, a escultura do Deus dos Mares na mitologia greco-romana também data de 1956, da ocasião da inauguração do conjunto de prédios que originou o bairro.
Para quem curte esportes, o calçadão do bairro ainda conta com uma pista de skate no formato bowl e uma Escola de Surf, que apesar de ser voltada para a população, faz a alegria dos turistas com sua fachada toda decorada com pranchas coloridas, o que faz com que seja ponto de parada para selfies.
Extraído de
https://costanorte.com.br/cidades/praiagrande/cidade-ocian-a-queridinha-de-praia-grande-1.362358
Sucesso!