Bigorrilho: Das Chácaras de Imigrantes aos prédios

Bigorrilho - Curitiba

BIGORRILHO: DAS CHÁCARAS DE IMIGRANTES AOS PRÉDIO

 

COM A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE PRÉDIOS DE CURITIBA, O BIGORRILHO OFERECE VÁRIOS BENEFÍCIOS AOS SEUS MORADORES

 

Antigamente composto de chácaras de imigrantes, principalmente ucranianos, o bairro que hoje é oficialmente chamado de Bigorrilho – e apelidado de Champagnat – era chamado de Campo da Galícia. Com quase 10 mil habitantes, a região reúne a maior concentração de prédios da capital, ao mesmo tempo que faz limites com o parque urbano mais famoso do Paraná: o Parque Barigui.

HISTÓRIA DO BIGORRILHO

No final do século XIX, colônias de imigrantes poloneses, alemães e ucranianos se instalaram nas terras da região. Não há um registro concreto de como surgiu seu nome, pois há várias hipóteses diferentes.

Algumas histórias se relacionam com o nome de pessoas que moraram no Bigorrilho muitos anos atrás. Como é o caso contado no livro “Coisas da Cidade”, de Evaristo Biscaia, sobre uma dona de bordel que se chamava Bigorrilha. Alguns dizem, também, que o bairro leva o nome de uma benzedeira que viveu no local.

Em 2011, ocorreu uma tentativa de alteração do nome para Champagnat, em homenagem ao padre francês São Marcelino Champagnat, canonizado pelo Papa João Paulo II. Mas, o pedido não foi aprovado e o nome Bigorrilho permaneceu oficial.

Um dos diferenciais do bairro é a Praça da Ucrânia, grande ponto de encontro do Bigorrilho e que recebe feiras todas as quartas e sextas.

DIFERENCIAIS DO BIGORRILHO

Hoje em dia, o bairro é conhecido por possuir o maior aglomerado de prédios de Curitiba, oferecendo, portanto, uma grande variedade de imóveis. Além disso, o Bigorrilho fica a cerca de 3 quilômetros do centro da cidade.

Com muitos pontos comerciais, a localidade ainda acomoda uma grande área verde que contempla parte do Parque Barigui, as Praças da Ucrânia e da Espanha, entre outros pontos verdes menores.

Os moradores do Bigorrilho podem desfrutar de inúmeros restaurantes e lojas, bancos, feiras, bares, caminhadas no Parque, praças e ruas arborizadas.

Conheça Bairros pelo Brasil

TRINDADE

JARDIM DAS CEREJEIRAS

JARDIM SOFIA

PARQUE DAS FIGUEIRAS

CAMPINAS

INGLESES DO RIO VERMELHO

JARDIM DO SALSO

MATA ATLâNTICA

VILLA VERDE

Sobre

O é um portal de imóveis com abrangência em toda região de . Uma ferramenta simples e fácil de usar. é a solução ideal para encontrar aquele imóvel que você tanto procura.